Prémio Pedro Matos 2023
O Prémio Pedro Matos é uma merecida homenagem ao colega Pedro Manuel Amado Roque de Matos, excelente professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria.
O Prémio Pedro Matos é um prémio na área da matemática, promovido pelo Politécnico de Leiria, destinado a estudantes do Ensino Secundário e a estudantes do 3.º ciclo do Ensino Básico, nas categorias Prémio Pedro Matos e Prémio Pedro Matos Júnior, respetivamente. Tem como objetivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despoletar novos jovens talentos.
Ao Prémio Pedro Matos podem candidatar-se estudantes do Ensino Secundário e do 3.º ciclo do Ensino Básico, individualmente ou em grupo (máximo de três estudantes). Do grupo pode ainda fazer parte um professor do Ensino Secundário ou Básico, ao qual caberá o papel de orientador.
Tema para o Trabalho
A 15.ª edição do Prémio Pedro Matos tem como tema “Matemática: Tragédia ou Comédia?”, pretendendo-se desafiar estudantes e professores a refletir sobre como desdramatizar o ensino/aprendizagem da Matemática, procurando desconstruir a sua faceta mais hermética. Por outro lado, pretende-se ainda sensibilizar o público em geral para as consequências da iliteracia matemática que tem originado tragédias de diversa ordem e outros desfechos do domínio trágico-cómico ou mesmo da comédia.
Neste âmbito, deixamos como sugestões e fonte de inspiração aos trabalhos candidatos os temas que se seguem:
- razões pelas quais a Matemática é geralmente considerada complicada/desafiante ou desesperante;
- ensino da Matemática via abordagens inovadoras;
- humor no ensino da Matemática e humor com a Matemática;
- exemplos históricos e atuais de eventos provocados por erros matemáticos;
- recomendações de boas práticas para prevenir tragédias futuras devidas à má utilização da Matemática;
- contributos para motivar uma maior literacia matemática.
Os trabalhos elaborados serão expostos no evento Mat-Oeste 2023 e, como tal, valorizamos trabalhos que contemplem a utilização de fotografias, desenhos, materiais interativos, vídeos, …, de forma a despertar a curiosidade dos visitantes.
A execução do trabalho e posterior candidatura deverá processar-se de acordo com o regulamento e as normas.
Normas para o Trabalho
Após a realização da pré-inscrição (ver datas importantes), deverá apresentar a candidatura pessoalmente ou via postal (em correio registado) para a morada indicada nos contactos e dirigida ao Senhor Presidente do Politécnico de Leiria, até ao dia 9 de junho de 2023.
O incumprimento dos requisitos referidos poderá conduzir à penalização ou mesmo exclusão do trabalho, competindo ao Júri essa decisão.
A candidatura deve incluir os seguintes elementos:
- Boletim de candidatura e anexos assinados;
- Um exemplar impresso e outro em formato digital do texto, que deverá ser escrito:
- em Português com um máximo de 10 páginas (a capa, a bibliografia, os índices e os anexos, caso existam, não são contabilizados neste número);
- em páginas A4 com todas as margens de 2 cm;
- com tipo de letra Arial, tamanho 11 e espaçamento entre linhas de 1,5.
- Um exemplar do poster em formato A2 que resuma os principais aspetos do trabalho.
- Material interativo e/ou de reprodução experimental.
- Declaração do estabelecimento de ensino secundário ou básico certificando as condições de admissão ao Prémio Pedro Matos
Datas Importantes
Pré-inscrição (online): até 08 de maio 31 de maio de 2023.
Candidatura e Entrega do Trabalho: até 09 de junho até 16 de junho de 2023.
Entrega dos Prémios: Mat-Oeste 2023 – 14 de julho de 2023 (data prevista).
Pedro Manuel Amado Roque de Matos, nasceu em Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, em 31 de outubro de 1961.
Iniciou a atividade docente no ensino secundário, mantendo-se ligado a este nível de ensino durante alguns anos no concelho de Porto de Mós.
À data do seu falecimento (28 de julho de 2005) era Professor Coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, sendo também Coordenador do Departamento de Matemática e Presidente do Conselho Científico desta Escola.
Como professor, a sua dedicação ao ensino é inquestionável. O respeito e a admiração que os estudantes tinham por ele eram evidentes! Exigente e ao mesmo tempo amigo, procurou sempre motivar os seus estudantes ao estudo diário e para a obtenção de excelentes resultados.